domingo, 6 de maio de 2012

IDEOLOGIA E CINEMA: O CASO NORTE-AMERICANO

O filme tem um papel primordial de dar vida a um passado histórico, mostrando como a sociedade de uma época vê esse passado. Um discurso histórico é produzido pelo filme à medida que este tenta traduzir uma época com seu dicionário moderno. Como produto e instrumento ideológico, o filme se aproxima de um documento histórico, pois este é feito por um homem de carne e osso passível de erros, intenções e visões particulares sobre um fato histórico. A ideologia presente num filme ou num documento histórico, por sua vez, constrói verdades, o que faz parte das características da sociedade que o produz, detalhe que não deve ser desprezado na análise do historiador.
O cinema norte-americano se formou dentro de um projeto ideológico de uma nação que abandonava seu passado, mas também necessitava reconstruí-lo. Precisava de símbolos heróicos, idéias para que servissem de referência. Difícil foi ser tão perfeito quanto esses heróis idealizados.
A cinematografia norte-americana é uma rica fonte que ajuda a entender seus valores e como estes se reflete em sua história. A oportunidade de montar seu próprio cenário e escolher seu tipo de personagem, fez do cinema um meio profícuo de verdades multifacetadas, é nele que os mitos ganham vida e mostram ao mundo um padrão ainda não alcançado.
Os vários heróis norte-americanos são adorados pelo mundo a fora. Desde criança se aprende, através dos desenhos, a gostar da perfeição destes mitos. Suas cores e gestos são adorados e repetidos invariavelmente nas brincadeiras infantis. Com o tempo, essa referência se transporta para os games e filmes. Atreladas sempre ao consumismo essas imagens heróicas invadem nossas vidas e nos iludem com suas motivações fantasiosas.
Ao vender sua imagem de perfeição para o mundo e ao mesmo tempo esconder sua fragilidade, os Estados Unidos investem em propaganda e transmissão de modelos de vida aparentemente perfeitos. Ser sempre eficiente como seus heróis e atingir uma totalidade, conseguir um objetivo por mais dispendioso que seja, lançando sobre si uma responsabilidade sobreumana.
Um olhar crítico sobre o cinema norte-americana nos levam a refletir sobre os impactos de suas ações no mundo, entender seus interesses, ou seja, a constante necessidade de influenciar outras nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário