domingo, 6 de maio de 2012

48 ANOS DO GOLPE CIVIL-MILITAR NO BRASIL

 Por Ronaldo Brasil (graduando em História pela UFS)
                                  Orientação: Profª. Dra. Célia Costa Cardoso


Há exatos 48 anos, o Brasil passava um dos momentos mais decisivos de sua História. Esse período entre 13 e 31 de março é data do famoso Comício da Central do Brasil, os 18 dias que separaram o comício do golpe seriam tensos e imprevisíveis para o andamento da política nacional. Alguns militares já articulavam pegar em armas e tomar o poder no momento em que o presidente João Goulart discursava, considerando o anuncio das reformas de base um insulto aos princípios de segurança das forças armadas.
Ao atender a uma política social, o Presidente João Goulart redefine sua posição de político populista. Em tempos de Guerra Fria, essa postura se torna uma ameaça para os defensores do capitalismo industrial que enxergam tais medidas como uma tentativa de instalar o comunismo no Brasil.
            Com a perda de apoio da elite conservadora do país, Goulart decide investir no setor social como forma de dar sustentação ao seu governo. A partir de 13 de março de 1964, através do decreto nº 53700 começa a implantar a política das Reformas de Base com a criação da Superintendência da Política Agrária (SUPRA), atitude que alarma seus opositores políticos.

VEJA NA ÍNTEGRA PARTE DO DISCURSO DA CENTRAL DO BRASIL:
COMÍCIO DA CENTRAL DO BRASIL- DISCURSO DO PRESIDENTE JOÃO GOULART (13 DE MARÇO DE 1964)

            Devo agradecer às organizações sindicais, promotoras desta grande manifestação, devo agradecer ao povo brasileiro por essa demonstração extraordinária a que assistimos emocionados, aqui nesta cidade do Rio de Janeiro. Quero agradecer, também, aos sindicatos que, de todos os estados, mobilizaram seus associados, dirigindo minha saudação a todos os brasileiros, e não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas escolas. Dirijo-me aos milhões de irmãos nossos que dão ao Brasil mais do que recebem e que pagam em sofrimento, pagam em miséria, pagam em privações, o direito de serem brasileiros e o de trabalhar de sol a sol pela grandeza deste país. Presidente de oitenta milhões de brasileiros, quero que minhas palavras sejam bem entendidas por todos os nossos patrícios. Vou falar em linguagem franca, que pode ser rude, mas simples e sem subterfúgios. É também a linguagem da esperança, de quem quer inspirar confiança no futuro, mas de quem tem a coragem de enfrentar sem fraquezas a dura realidade que vivemos. Aqui estão os meus amigos trabalhadores, pensando na campanha de terror ideológico e de sabotagem, cuidadosamente organizada para impedir ou perturbar a realização deste memorável encontro entre o povo e o seu presidente, na presença das lideranças populares mais representativas deste país, que se encontram também conosco, nesta festa cívica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13 ed. São Paulo/SP: editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FONTE
Comício da Central do Brasil. Introdução do discurso do Presidente João Goulart em 13 de março de 1964. Disponível em: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de edições técnicas, 1996. 6v. p. 840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário